PROJETO DIDÁTICO - VALORES
COLÉGIO ELVIRA DA COSTA PINTO DIAS PIRES
COLÉGIO ELVIRA DA COSTA PINTO DIAS PIRES
Coordenação- Luziana Reis e Marivânia Oliveira
EDISSONIA F. DE SOUZA. FLORISETE LEOLINA, JOSÉ CIPRIANO
PROJETO DIDÁTICO-VALORES
CLIENTELA- Alunos do Fundamental II e Ensino Médio.
DURAÇÃO- Ano letivo 2010
JUSTIFICATIVA-
Visando uma melhor convivência em sala de aula e ressaltando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento rumo a um desenvolvimento social baseado na justiça e no respeito mútuo, propõe-se durante o ano letivo de 2010 sistematizar o trabalho de valores atitudinais e éticos, de modo a oportunizar reflexões que venham contribuir na formação moral dos nossos educandos.
OBJETIVOS-
GERAL-Intensificar o trabalho de valores, conscientes do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam o bem estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos estudantes.
ESPECÍFICOS-
• Proporcionar atividades de convivência, assimilando noções de valores positivos em busca de um melhor relacionamento professor aluno, e aluno-aluno, dentro e fora de sala de aula.
• Refletir valores humanos na prática do dia-a-dia.
• Promover um clima de respeito e amizade entre todos na escola.
• Refletir posturas mentais e atitudinais de nosso comportamento.
DESENVOLVIMENTO-
Os valores a serem trabalhados deverão envolver todas as áreas de conhecimento com atividades que despertem a reflexão destes. O professor poderá aproveitar-se ocasiões do cotidiano-como uma noticia de jornal, um desentendimento entre alunos em sala de aula, um acontecimento na comunidade referente ao tema trabalhado, bem como ocasiões planejadas pelo professor.
• Organizar murais sobre valores a serem abordados por cada turma.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de texto com o valor em questão.
• Exibição de filmes ou documentários para análise e reflexão dos temas.
• Produção de paródias, acrósticos, frases e poesias.
• Produzir um alfabeto de valores.
• Realização de dinâmica de grupos que favoreçam reflexões sobre o tema.
• Leitura de textos e livros.
• Leitura imagética e carta enigmática.
INTERDISCIPLINARIDADE-
Todas as atividades serão trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a se complementar no decorrer do ano letivo.
RESULTADOS ESPERADOS-
Espera-se que os alunos sejam capazes de “mudar” de comportamento na perspectiva de conviver em sociedade, criando possibilidades de melhorias na construção da cidadania.
RECURSOS MATERIAIS-
• Cartolinas;
• Papel ofício;
• Tesouras;
• Réguas;
• Aparelho de tv, dvd, e minisystem;
• Hidrocor e lápis de cor;
• Fita adesiva;
• Cola;
• O que ocorrer.
AVALIAÇÃO-
Será feita através da participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas, verificando até em que ponto as atividades estão proporcionando mudanças no comportamento e relacionamento com o outro.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
MÊS PERÍODO VALOR
MAIO 1ª QUINZENA RESPONSABILIDADE
2ª QUINZENA RESPEITO
JUNHO 1ª QUINZENA HONESTIDADE
2ª QUINZENA AMOR
JULHO 1ª QUINZENA JUSTIÇA
2ª QUINZENA AMIZADE
AGOSTO 1ª QUINZENA VERDADE
2ª QUINZENA UNIÃO
SETEMBRO 1ª QUINZENA PAZ
2ª QUINZENA COMPANHEIRISMO
OUTUBRO 1ª QUINZENA LIBERDADE
2ª QUINZENA PARTILHA
NOVEMBRO 1ª QUINZENA DEDICAÇÃO
2ª QUINZENA BONDADE
DEZEMBRO 1ª QUINZENA COMPREENSÃO
2ª QUINZENA SOLIDARIEDADE
SUGESTÃO DE FILMES
• O SOM DO CORAÇÃO- ( Disponível)
• SMILINGUIDO EM A MODA AMARELA. ( Disponível)
• DESENHOS DO POKÉMOM
• O CONTADOR DE HISTÓRIAS (Disponível)
SUGESTÃO DE FÁBULAS:
• O DESAFIO DO MAR, de Valmir Berna. ( Disponível)
• APRENDENDO A SER E CONVIVER, de Margarida Serrão e Maria Clarice.
• COLEÇÃO: SE LIGUE EM VOCÊ, de Luiz A. Gespartto.
PROJETO MINHA ESCOLA DIZ SIM A PAZ
Colégio Municipal Elvira Costa Pinto Dias Pires
Coordenação Pedagógica: Luziana Reis e Marivânia Oliveira
A Minha Escola Diz Sim A Paz
“... a violência é sempre e de qualquer forma uma mentira, porque se opõe à verdade da nossa humanidade e a verdade de nossos princípios espirituais mais profundos. A violência destrói o que ambiciona defendender: a dignidade, a vida e a liberdade dos seres humanos. Por isso é indispensável promover uma revolução educadora das consciências que forme todos, sobretudo as novas gerações”.
(João Paulo II)
Projeto Interdisciplinar
Tema - A minha Escola Diz Sim A Paz
Áreas de conhecimento - Ciências humanas, biológicas, exatas e linguagem.
Período-Setembro a Novembro-2009
Culminância- 22 de novembro-2009
Objetivo Geral – Proporcionar momentos de estudo e reflexão, sobre o tema, a fim de incentivar uma cultura de paz onde a comunidade escolar seja o agente potencializador e construtor de alternativas contra a violência.
Objetivos Específicos
• Identificar os diferentes tipos de violência: física, verbal, patrimonial, psicológica etc.
• Refletir sobre as conseqüências da paz e da guerra para a sociedade;
• Proporcionar momentos de troca de experiências a partir de textos e expressões artísticas;
• Produzir textos sobre o tema.
Dispositivos Metodológicos-
• Apresentação e abertura do projeto com exibição de filme
• Palestra relacionada ao tema;
• Leitura e discussão de textos;
• Discussão e produção artística a partir do vídeo assistido;
• Concurso de redação sobre o tema;
• Produção de paródia;
Competências a serem desenvolvidas
Valores: Conceituais e Atitudinais.
• Paz
• Respeito
• Amor
• Tolerância
• Cooperação
Recursos-
Vídeo, TV, som, papel metro, tinta, pinceis, cartolina, data-show etc.
Cronograma de Atividades
ATIVIDADES DATA TURNO
Sensibilização 30/09 Matutino e Noturno
Palestra - Com Marcos Adriano - Chefe da Guarda Mul. De Jacobina
14/10
matutino
Exibição de filme
05,06,07/10
05/10
Matutino
Noturno
Concurso de Redação
04/11
Matutino e noturno
Apresentação de paródias (culminância)
22/11
Local- Jacobina
Justificativa
Brigas, ofensas agressões físicas e psíquicas entre outras são ações cada vez mais frequentes no ambiente escolar. Essas situações têm deixado pais e educadores cada vez mais preocupados e afetados pelas ações violentas nas escolas.
Os pais não conseguem educar seus filhos emocionalmente e, tampouco, sentem-se habilitados a resolverem conflitos por meio do diálogo e da negociação de regras.
A escola também tem se mostrado inabilitada para trabalhar com a afetividade, principalmente porque os alunos tornam-se cada vez mais indisciplinados e agressivos.
Tais aspectos estão presentes no cotidiano da escola local, e concebendo a escola como agente potencializador de transformações e construtor de alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de paz, este trabalho pretende através de ações sistematizadas proporcionar momentos de estudo e reflexão, sobre a violência e paz nas escolas tendo em vista o desenvolvimento de relacionamentos mais harmônicos entre professores alunos, enfim toda a comunidade escolar.
Referencias Bibliográfica
Também a escola se depara com a violência. COSTA, Eveline Maria da. .Revista Mundo Jovem, p. 12-13. ano 47, nº 395, Abril 2009.
Indisciplina, Violência Debates e Desafios. Por: Flávia Schilling,. Revista Educação Grandes Temas. P. 6-17. nº 1, Segmento, São Paul 2009.
Coordenação Pedagógica: Luziana Reis e Marivânia Oliveira
A Minha Escola Diz Sim A Paz
“... a violência é sempre e de qualquer forma uma mentira, porque se opõe à verdade da nossa humanidade e a verdade de nossos princípios espirituais mais profundos. A violência destrói o que ambiciona defendender: a dignidade, a vida e a liberdade dos seres humanos. Por isso é indispensável promover uma revolução educadora das consciências que forme todos, sobretudo as novas gerações”.
(João Paulo II)
Projeto Interdisciplinar
Tema - A minha Escola Diz Sim A Paz
Áreas de conhecimento - Ciências humanas, biológicas, exatas e linguagem.
Período-Setembro a Novembro-2009
Culminância- 22 de novembro-2009
Objetivo Geral – Proporcionar momentos de estudo e reflexão, sobre o tema, a fim de incentivar uma cultura de paz onde a comunidade escolar seja o agente potencializador e construtor de alternativas contra a violência.
Objetivos Específicos
• Identificar os diferentes tipos de violência: física, verbal, patrimonial, psicológica etc.
• Refletir sobre as conseqüências da paz e da guerra para a sociedade;
• Proporcionar momentos de troca de experiências a partir de textos e expressões artísticas;
• Produzir textos sobre o tema.
Dispositivos Metodológicos-
• Apresentação e abertura do projeto com exibição de filme
• Palestra relacionada ao tema;
• Leitura e discussão de textos;
• Discussão e produção artística a partir do vídeo assistido;
• Concurso de redação sobre o tema;
• Produção de paródia;
Competências a serem desenvolvidas
Valores: Conceituais e Atitudinais.
• Paz
• Respeito
• Amor
• Tolerância
• Cooperação
Avaliação-
A partir da participação dos alunos nas atividades realizadas: produção textual, análises de textos: visual e escrito e da ficha de freqüência. Recursos-
Vídeo, TV, som, papel metro, tinta, pinceis, cartolina, data-show etc.
Cronograma de Atividades
ATIVIDADES DATA TURNO
Sensibilização 30/09 Matutino e Noturno
Palestra - Com Marcos Adriano - Chefe da Guarda Mul. De Jacobina
14/10
matutino
Exibição de filme
05,06,07/10
05/10
Matutino
Noturno
Concurso de Redação
04/11
Matutino e noturno
Apresentação de paródias (culminância)
22/11
Local- Jacobina
Justificativa
Brigas, ofensas agressões físicas e psíquicas entre outras são ações cada vez mais frequentes no ambiente escolar. Essas situações têm deixado pais e educadores cada vez mais preocupados e afetados pelas ações violentas nas escolas.
Os pais não conseguem educar seus filhos emocionalmente e, tampouco, sentem-se habilitados a resolverem conflitos por meio do diálogo e da negociação de regras.
A escola também tem se mostrado inabilitada para trabalhar com a afetividade, principalmente porque os alunos tornam-se cada vez mais indisciplinados e agressivos.
Tais aspectos estão presentes no cotidiano da escola local, e concebendo a escola como agente potencializador de transformações e construtor de alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de paz, este trabalho pretende através de ações sistematizadas proporcionar momentos de estudo e reflexão, sobre a violência e paz nas escolas tendo em vista o desenvolvimento de relacionamentos mais harmônicos entre professores alunos, enfim toda a comunidade escolar.
Referencias Bibliográfica
Também a escola se depara com a violência. COSTA, Eveline Maria da. .Revista Mundo Jovem, p. 12-13. ano 47, nº 395, Abril 2009.
Indisciplina, Violência Debates e Desafios. Por: Flávia Schilling,. Revista Educação Grandes Temas. P. 6-17. nº 1, Segmento, São Paul 2009.