Projeto Sexualidade - 2011


COLEGIO MUNICIPAL ELVIRA DA COSTA PINTO DIAS PIRES

COORDENAÇÃO PEDAGOGICA 2011

 LUZIANA MARIA DA COSTA REIS

PROFESSORES DO COLÉGIO ELVIRA

PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR

SEXUALIDADE

CUIDAR E RESPEITAR O CORPO

Clientela- Alunos do Colégio Elvira- Fundamental II, Ensino Médio e EJA- Educação de Jovens e Adultos

Duração-16 a 30 de setembro 2011

JUSTIFICATIVA- A sexualidade é um aspecto importante e muito complexo de nossas vidas, com a qual podemos nos comunicar e trocar prazer, carinho afeição assim como lidar com tensões, e isso é um grande desafio.

Mudanças comportamentais dos jovens no contexto social atual e o desconhecimento que eles apresentam em assuntos relacionados à sexualidade, mostra a necessidade de se trabalhar junto à comunidade escolar à fim de que ela tenha acesso a informação, educação e promoção da saúde.Visando não apenas discorrer sobre itens de comportamento preventivo mas a orientação sexual deve ser compreendida como um momento de instrumentalização para a vida. Entendida como desenvolvimento de atitudes e valores próprios e da consciência de que cada um pode e deve fazer escolhas pessoais e responder por elas, sem descuidar e desrespeitar o corpo.
 OBJETIVO GERAL-Proporcionar aos alunos condições de esclarecer dúvidas acerca da sexualidade e adolescência, bem como de manifestar-se em relação a comportamentos, atitudes e ansiedades, características dessa fase.

 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

  • Sensibilizar os pais sobre a importância de se discutir a sexualidade com os filhos.
  • Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantindo a dignidade do ser humano;
  • Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;
  • Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;
  • Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada;
  • Identificar os perigos do namoro virtual;
  • Compreender a importância dos métodos contraceptivos;
  • Conhecer as doenças sexualmente transmissíveis, e como evitá-las;

TEMAS DESENVOLVIDOS

Datas

5ª e 6ª serie

   7ª 8ª e EJA

Ensino Médio

15/09

Sensibilização

 

 

16/09

Palestra com os pais

Palestra com os pais

Palestra com os pais

19/09

Dinâmica de grupo

Dinâmica de grupo

Dinâmica de grupo

20/09

Puberdade, quando começa?

Mudanças físicas e comportamentais (estudo e reflexão sobre o tema)

Adolescência e

Namoro

(Estudo e reflexão sobre o tema)

Sexo, afeto...amor

 

 (Roda de conversa)

21/09

Vídeo Turbulentos anos da Adolescência

(Ver turmas e horários previstos no cronograma)

 

A realidade da gravidez na adolescência e métodos contraceptivos DST

A mídia e a sexualidade x sensualidade

(Estudo e reflexão sobre o tema)

22/09

Namoro (Estudo e reflexão sobre o tema)

Namoro virtual (Estudo e reflexão sobre o tema)

Vídeo geração saúde 2

(Ver turmas e horários previstos no cronograma)

23/09

DST

    Vídeo geração saúde

(Ver turmas e horários previstos no cronograma)

Métodos contraceptivos

DST. Como se contrai e como evitá-las. (Estudo e reflexão sobre o tema

 

 

 


 

METODOLOGIA

  • Sensibilização;
  • Reflexão, debates e discussões;
  • Leitura e análise textual de diferentes gêneros;
  • Aula expositiva/ uso de modelos/ slides;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Palestras com profissionais da área da saúde (médico, psicólogo e profissionais da educação);
  • Entrevista com adolescente que passou por uma gravidez precoce;
  • Encontro com pais;
  • Produção de diferentes gêneros textuais;
  • Vídeos.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO-DIAS E AULAS
 Na primeira semana, durante a primeira aula, todos os professores estarão desenvolvendo as atividades do projeto com os alunos, caso a primeira aula seja um horário vago, o professor que assumir a turma no 2º horário fará o trabalho, para que todas as turmas sejam contempladas. Lembrando que as demais aulas continuarão com os conteúdos propostos das disciplinas.
Obs: Algumas atividades ocuparão mais de uma aula- ver conograma.
Na segunda semana, acontecerão às palestras, sendo assim os horários serão disponibilizados de acordo com a disponibilidade dos palestrantes
 CRONOGRAMA
15/09- Sensibilização- cartazes, e murais chamando atenção para o tema.
16/09- Palestra com os pais 10:00h
19/09- 1ªe 2ª aula- Dinâmica de grupo (a sexualidade em minha vida- dinâmica do espelho- anexo)
20/09- 1ª aula- Discussão do tema previsto com o ensino fundamental II. No Ensino Médio- roda de conversa para discutir o tema.
21/09- 1ª aula- Reflexão, debates e discussões sobre os temas. Nas 5ª A,B, C,D- vídeo, turbulentos anos da adolescência. (2 aulas) 4º e 5º horários, o mesmo vídeo com a 5ª E e 6ª A e B.
22/09- 5ª e 6ª- Reflexão, debates e discussões sobre o tema- Ensino Médio- Vídeo Geração saúde-1. As grandes Transformações da puberdade (26min) e Geração Saúde 2-contraceptivos (26 min) 1ª e 2ª aula- 1º A e B e 2º ano A 4º e 5º horário- 2º B e 3º A e B
   23/09- Reflexão, debates e discussões sobre o tema- 6ª C,D e E, 7ª e 8ª série- vídeo geração saúde-2 O começo de uma nova vida (26min) as grandes transformações da puberdade (26min) 1º e 2ª aula-6ª C, D, E  4ª e ª aula- 7ª e 8ª.
2ª semana-
26/09- Palestra com os alunos das 5ª e6ª série- Puberdade, namoro e autoestima.
27/09- Palestra com os alunos da 6ª C,D 7ª e 8ª série Tema- adolescência fase de Mudanças
28/09- Palestra com os alunos do Ensino Médio- Vida sexual-afeto, amor e sexo.
29/09-Produção de mural- tema- Cuidar e Respeitar o Corpo (textos, frases mensagens, músicas, poemas, imagens)
30/ 09- culminância- apresentação teatral –
30/09-  Vídeo Caçada Implacável- 1º e 2º horário-  8ªA, B, C- 1º A,B e 2ºA

               AVALIAÇÃO
  • Escrita individual e em grupo de textos diversos expressando-se sobre o assunto: relatórios, poemas, artigos de opinião.
  • Discussões e colocações sobre cada tema;
  • Participação individual e coletiva;
  • Entrevistas;
  • Habilidade na solução de problemas propostos.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.Ministério da Educação, Secretaria Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Brasília,SEF, 1996.

BRASIL.Ministério da Educação, Secretaria Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos: Apresentação dos temas transversais, Brasília,SEF, 1998.
5 Geração Saúde- D1 e 2 . DVD escola- vol
Turbulentos Anos da Adolescência- DVD

Anexo
 – SEXUALIDADE EM MINHA VIDA
A seguir é apresentada uma lista de fenômenos e aspectos relacionados, em maiores ou menores graus, com a sexualidade humana:
 Prazer - Alegria – Dor – Pecado - Culpa
 - Ereção - Inferioridade - Vício - Afeto
Obrigação – Proibido - Liberdade - Gravidez - Higiene
Dominação - Trauma - Virgindade - Lubrificação - Masturbação
Pais - Sexo - Rejeição - Satisfação - Traição
Amor - - Tesão - Saúde - Vergonha
Desejo - Paixão - Amizade - Necessidade – Filhos-relacionamento-família

a) Escolha vinte palavras que você acha mais importante para definir sexualidade humana e destaque na tabela.
 b) Escreva um texto com o título “A sexualidade na minha vida” incluindo as palavras que você escolheu.
Dinâmica do espelho- Trazer para a sala uma caixa com um espelho dentro - Antes de passar a caixa, refletir com os alunos sobre a quem somos, e ressaltando a autoestima  após passar a caixa aos alunos dizendo que dentro dela tem um presente especial, e que deve ser cuidado e respeitado, ao pegar a caixa o aluno deve abri-la e olhar sem dizer aos outro o que viu, apenas comentar o que acha do presente.

Estamos com fome de amor...
(JORNAL O DIA! Arnaldo Jabor) O que temos visto por ai ???
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes.

Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas??? Chegam sozinhas e saem sozinhas...
Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos...
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível. E não é só sexo não! Se fosse, era resolvido fácil, alguém dúvida?
Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama .... sexo de academia... Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos, sem se preocuparem com as posições cabalisticas...
Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção...
Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós...
Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!" Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza"...

Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens  com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez  mais sozinhos... Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário...
Pra chegar a escrever essas bobagens?? (mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa...
Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas... Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados... Mas e daí?   Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado... "Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor... Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...
Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem haver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida... E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois...
Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ? Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele...  E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"
Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado... O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out... ou in... Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas, maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na playboy e nos banheiros, eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar, e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso. Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida"...